sexta-feira, 3 de outubro de 2014

NOSSA ESCADA

Olá amiguinhos,

Hoje estou aqui para falar de um item fundamental da casa: a nossa escada.

Esta é a menina dos nossos olhos. Devo confessar!!!
Sempre sonhamos com uma escada monumental, daquelas que, além de exercerem a função de te levar de uma andar ao outro, proporcionasse ao ambiente um ar de sofisticação e elegância. Daquelas para serem olhadas e admiradas, que não passam despercebidas ; )

Desde o princípio idealizamos uma escada do tipo espinha de peixe, de alvenaria, com degraus em mármore, que tivesse um aspecto de leveza, apesar da robustez do concreto armado que lhe serviria de sustentação.
Ainda na fase de projeto, nosso arquiteto nos sugeriu que ela fosse feita em metal do tipo aço, pois só assim conseguiríamos o resultado esperado. Isso porque, exigíamos que os degraus fossem o mais fino possível.
Confesso que a ideia, a princípio, me pareceu meio estranha. Não aceitamos de imediato porque não conseguíamos visualizar como ficaria o resultado.
A partir de então, passei a pesquisar sobre o material. Percebi que a durabilidade era bastante elevada, que a exigência de manutenção era aceitável e que o custo não era tão mais caro que o de uma escada em concreto. Enfim, optamos pelo metal.

Começamos uma verdadeira batalha para encontrar aqui na nossa cidade uma empresa competente para executar o projeto. Essa, realmente, foi a parte mais difícil. A começar, pelos valores cobrados. Os orçamentos variaram entre R$ 6.000,00 a 20.000,00. Dá pra acreditar?
Depois, pela dificuldade de entendimento. A maioria dos profissionais com quem falamos não compreendiam o projeto ou não queriam executá-lo conforme desejávamos. Assim, não dava pra confiar : (

Felizmente, tivemos a sorte de encontrar o homem certo, depois de meses de busca. E posso dizer que se trata de um simples ferreiro, dono de uma pequena oficina no subúrbio da cidade. Esse cara foi sensacional. Desde a nossa primeira conversa, percebi que era o homem certo. Compreendeu o que queríamos sem, se quer, dá uma olhada no projeto.

Vejam se concordam comigo. Era ou não o cara certo?



Detalhe do degrau

Vista do piso superior

Primeiro lance/patamar

  
Vista externa
 
É claro que ainda não finalizamos. O guarda corpo ainda aguarda a instalação dos vidros, mas já a considero linda!!!

E vocês gostaram? Deixem aqui suas dúvidas e opiniões.

Beijos e até mais


     

13 comentários:

  1. Oi Daia!
    Que saudade de você menina!!
    Sua escada ficou maravilhosa!!! Parabéns!
    E sua casa pelo vista ficou linda demais, um sonho!!
    Mostra mais fotinhos :)
    Felicidades e sucesso em seu novo lar!!!
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Saudades de você também, querida!
      Realmente, estive bastante ausente, mas foi por uma boa causa. A maternidade me pegou de jeito e somente agora estou conseguindo voltar às minhas atividade, aos pouquinhos.
      Que bom que gostou da escada. Fico feliz!
      Em breve, apareço com mais novidades sobre a casa acompanhada de outras fotos.
      E você, como está? Já concluiu a decoração da sua casa?

      bjos

      Excluir
  2. Muito linda sua casa, amei a escada, tb quero uma escada que dê leveza e bonita. A minha será bem mais baixa apenas uns 17 degraus e um patamar, como foi feito o efeito de mármore, pode dar mais detalhes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo rsrsrs.!

      Não sei se compreendi bem sua pergunta, mas vou falar um pouco sobre os mármore. Escolhemos o mármore carrarinha (primo mais humilde do famoso Carrara italiano rsrsrs...). A marmoraria cortou a pedra em placas, de acordo com a dimensão dos degraus, deixando uma aresta de 2 cm em cada lado. Nessas arestas pedimos o efeito lapidado. Também acrescentamos as ravinas antiderrapantes.
      Se tiver mais alguma dúvida, me avisa aqui.
      Espero ter ajudado!

      Um abraço

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta, ajudou sim, achei que fosse um efeito com pintura marmorizada. Claro que com o mármore fica mais lindo e chic! Aqui na minha cidade já até achei quem faz só que usarei madeira. Um abraço, Paz e Bem!

      Excluir
  3. Oi Daianny,
    Sua escada ficou ma-ra-vi-lho-sa!!!
    Eu gostaria muito de tirar uma dúvida com você sobre como ficaram as vigas de sustentação da sua escada, considerando que você também tem uma quina de vidro e pelas fotos não tem nenhum pilar de sustentação..
    Se puder, por favor, você pode me passar seu e-mail?
    Desde já agradeço!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Lidiane, como vai?
    Terei o maior prazer em ajuda-la no que for possível. Meu contato é daianny_costa@ig.com.br. Me envia lá suas dúvidas. Também podemos tentar marcar um horário no skipe, se você achar melhor.
    Aguardo seu contato.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Minha dúvida reside na limpeza do mármore branco. Não encarde? Estou tendendo a escolher esse tom para a minha escada também, mas tenho muito medo de ficar feio com o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cadige, como vai?
      A limpeza do mármore é super tranquila. Basta um pano úmido e já está limpo. O mármore polido não acumula sujeira alguma porque a superfície é muito lisa, portanto não encarde. Mas, como com qualquer pedra natural, você deve ter cuidado com os produtos que usar. Se forem inapropriados poderão causar manchas.
      Espero ter ajudado!
      bjs

      Excluir
  6. Minha dúvida reside na limpeza do mármore branco. Não encarde? Estou tendendo a escolher esse tom para a minha escada também, mas tenho muito medo de ficar feio com o tempo.

    ResponderExcluir
  7. Olá....
    Como as peças de marmore foram fixadas na escada? Os degraus foram completados com argamassa? Ou ele era reto e só se aplicou uma espécie de cola?

    ResponderExcluir
  8. Oi anônimo rsrsrs...
    O degraus já eram retos, pois consistem em placas. Então a empresa que instalou o mármore não precisou complementá-los ou preenche-los.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite, gostei muito da sua escada, mas estou com dúvida quanto a forma como o serralheiro deixou preparado para receber o mármore. Parece que ele deixou uma borda de aço e que a pedra foi chanfrada depois. Foi isso?

    ResponderExcluir