quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A ESCOLHA DA CONSTRUTORA

Oi colegas,

Hoje vamos bater um papo sobre a escolha do profissional certo para executar o seu projeto. Esta é, sem dúvida, a escolha que não pode dar errado, pois quando isso ocorre seu sonho se transforma em dor de cabeça. Pode acreditar. Digo isso porque, como moradora de um condomínio de casas, já vi muita gente que construiu com pessoas sem qualificação técnica e o que é pior, com gente mal caráter mesmo.
É claro que você nunca terá 100% de certeza que tudo vai dar certo, mas seguindo as dicas que eu recomendo suas chances de errar são minimizadas. Então vamos lá:

1. Procure um profissional da área. Me refiro a um engenheiro ou a uma empresa que tenha uma boa equipe de engenharia;
2. Prefira contratar pessoa jurídica em vez de pessoa física, ou seja, construtora em vez de construtor;
3. Opte por uma empresa que atue especificamente no tipo de obra que você deseja realizar. Isto porque existe uma diferença enorme entre uma empresa que constrói apartamentos, ou casas populares e outra que atue no ramo de residências de alto padrão, principalmente em razão dos materiais de acabamento empregados;
4. Escolha a forma contratual mais adequada às sua necessidades, considerando disponibilidade de tempo e de recursos financeiros. Certamente, o mais cômodo é o tipo de empreitada que inclui material e serviço a cargo do empreiteiro, principalmente em se tratando de pessoas que não têm tempo livre para fazer pesquisa de mercado, bater perna procurando os materiais. Mas, deve-se considerar que este é também o tipo mais caro. Em média, aqui na minha cidade, as empresas cobram um valor em torno de R$ 1.100,00 a 1.500,00 por m² de área construída, a depender dos materiais empregados;
5. Mesmo contratando a empreitada com serviço e material, participe da elaboração do memorial descritivo da obra. É nela que constam todos os materiais que deverão ser empregados. E quanto mais detalhado ele for, melhor.
6. Antes de contratar, visite algumas obras da construtora, de preferência em suas diferentes fases.
7. Por último, converse com alguém que já tenha construído com aquela empresa, buscando informações sobre o nível de satisfação atingido, principalmente no pós-obra.

Um comentário:

  1. Oi Daianny, muito bom o seu blog, é interessante observar a abordagem mais técnica e jurídica, com certeza a condução adequada da obra levará à realização mais segura da "Casa dos Sonhos". Parabéns e até breve!

    ResponderExcluir